A Ford assinou o acordo para a transferência da fábrica de Horizonte (CE) junto ao Governo do Ceará nesta segunda-feira (23). Dessa forma, o complexo que pertenceu à Troller será negociado com a Comexport três anos após o seu fechamento.
Este desfecho era esperado. Em agosto, o Governo do Ceará anunciou o investimento de R$ 400 milhões para formar um Polo Industrial Automobilístico e produzir veículos elétricos e híbridos em Horizonte. Com a assinatura da Ford, restam poucos detalhes para que a fábrica seja entregue à Comexport.
A Comexport é uma das maiores empresas de comércio exterior e cadeia de suprimentos do Brasil. Seu modelo de negócio será similar ao da fábrica da Nordex, em Montevidéu (Uruguai), que faz a montagem dos veículos em formato CKD ou SKD. Em outras palavras, trata-se de uma “barriga de aluguel”, capaz de atender diversas fabricantes.
Na primeira etapa do projeto, a capacidade de produção estimada será de 40 mil veículos eletrificados ao ano. A expectativa é gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos.
A Comexport não divulgou quais fabricantes vão produzir no local, mas podemos dizer que marcas chinesas sondaram a instalação. Recém-lançada no Brasil, a Neta tem planos de produzir veículos localmente, mas não há confirmação de parceria com a Comexport. A Omoda Jaecoo, pertencente ao Grupo Chery, informou que a fábrica cearense foi cogitada. Os planos não avançaram.
A fábrica de Horizonte foi a última a ser negociada pela Ford. A marca americana encerrou a produção nacional em janeiro de 2021, com o fechamento das linhas em Taubaté (SP) e Camaçari (BA) — além da planta cearense. Anos antes, em 2019, a Ford também encerrou as atividades em São Bernardo do Campo (SP).
Quem comprou as fábricas da Ford no Brasil?
O terreno da fábrica de São Bernardo do Campo foi adquirido pela Construtora São José em 2020 por R$ 550 milhões. Depois, foi repassado para a Prologis em uma negociação que girou na faixa de R$ 850 milhões. Todos os galpões foram demolidos, mas parte do terreno é alugado como estacionamento pela Mercedes-Benz.
Em Taubaté, a antiga fábrica de motores foi adquirida pela CSN, uma das maiores siderúrgicas do país. A empresa anunciou o investimento de R$ 100 milhões para instalar a fábrica de uma subsidiária, a Prada Embalagens.
Por fim, a fábrica de Camaçari foi adquirida pela BYD em uma operação concluída em 2023. Atualmente, a previsão é que as primeiras unidades sejam montadas ainda em 2024, mas a produção plena só será iniciada no ano que vem. O primeiro a sair das linhas de produção será o SUV híbrido Song Pro.