Corrida dos Poderes une famílias na prática esportiva e na busca por bem-estar e pelo melhor de si

Os passos largos que marcam o começo empolgante da corrida contrastam com o ritmo mais arrastado da reta final de quem encarou e deixou para trás quilômetros de percurso. A camisa encharcada de cada um que passou pela linha de chegada é o registro principal da superação pessoal ali buscada, uma das lições deixadas pela Corrida dos Poderes em um agradável fim de tarde de sábado (26).

Segunda Corrida dos Poderes
Foto: Saul Schramm/Secom

Pela segunda vez o Parque dos Poderes, em Campo Grande, recebe a corrida realizada em alusão ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. A chuva de horas antes trouxe as condições ideais para a corrida, melhorando ainda mais a experiência dos cerca de 5 mil participantes, entre eles até o governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel.

Mas nem só de corrida um evento de corrida vive: o momento foi também uma oportunidade de confraternizar – e para isso uma ampla praça de alimentação foi montada, uma corrida kids realizada e um show do grupo Sampri apresentado – e de valorizar o cuidado pessoal, além de trazer à tona a importância de sempre buscar o seu melhor no dia a dia.

“Um evento desse porte, abrindo espaço para as crianças, é muito importante pois ajuda na integração da família e motiva não só servidores públicos, mas como é aberto para todos incentiva a população como um todo a buscar mais saúde. A corrida é uma forma de alcançar isso”, frisa o servidor do Poder Judiciário, Damião Rodrigues Oliveira, que correu o percurso de 5 km e levou ao evento o filho João Gabriel, de 4 anos, e o sobrinho Pedro Vinicius, de 11.

Vânia Miranda, mãe das meninas Elza, de 8 anos, e de Izzy, de 3, também destacou a oportunidade de levar a família inteira para a corrida. “Acho importante isso, pois as crianças sentem que estamos ali por elas, torcendo, sem contar que veem os pais praticando esporte e isso incentiva que elas também pratiquem. Hoje em dia o esporte é fundamental para a saúde física e psicológica”.

Dividida em dezenas de categorias por idade, distância e outros itens, a Corrida dos Poderes teve uma largada especial para PCDs, idealizado pela projeto Pernas Solidárias, e três modalidades de disputa: 10 km, 5 km e caminhada de 5 km. Rafael Sanshes e Ederson Rodrigo de Jesus dividiram o primeiro lugar do naipe masculino 10 km, chegando de mãos dadas na linha de chegada. Já no feminino 10 km, o topo do pódio foi de Polyana Ribeiro de Araújo.

Nos 5 km, Mariana Cabriotti e Alan Ferreira Araujo foram os vencedores, respectivamente, dos naipes feminino e masculino. Todos os resultados completos, com o tempo de cada participante, pode ser consultado pelo site oficial de resultados da Corrida dos Poderes.

“Decidimos correr juntos, em parceria, porque corrida é isso, é parceria, é união, é amizade. É mais que competividade”, declarou Rafael ao dividir o pódio. “O esporte é isso, é união”, completa Ederson, que graças à corrida e outros cuidados perdeu 42 kg, chegando hoje aos 71 kg.

Pensando no futuro: mais crianças!

Segunda Corrida dos Poderes
Foto: Daniel Reino/Setesc

Presidente do grupo Geração de Estrelas, Pauline Ribeiro revela que após o sucesso da primeira edição da Corrida dos Poderes houve o pedido para que nesta segunda edição houvesse a inclusão de categorias infanto-juvenis, além de uma corrida recreativa para as crianças mais novas.

“A intenção é trazer cada vez mais crianças para a corrida, trabalhar cada vez mais a questão da qualidade de vida e do bem-estar. Temos lugares lindos para esses eventos, e assim conseguimos atrair cada vez mais a atenção do público para a corrida e para esse cuidado com a saúde e bem- estar que a corrida propicia aos seus praticantes”, comenta Pauline.

Com 13 anos, Lucas Souza de Araújo foi um dos adolescentes que participou da corrida. “Foi bem divertido e legal. Na hora que apertou a buzina eu fiquei ansioso e comecei a tremer até. Fiquei nervoso. Mas deu tudo certo no final das contas. Vou continuar praticando [a corrida] pois sei que é importante para evitar doenças e me dá melhor fôlego. Uma corrida como essa, com meus pais presentes, é um incentivo para praticar esporte. É saudável”.

“Tudo isso é muito gratificante, saber que deu certo, que todo mundo correu e sentiu a energia de passar no pórtico, de ganhar essa medalha. Isso faz com que a gente pensa em melhorar cada vez mais”, diz a primeira-dama Mônica Riedel, lembrando ainda que neste ano a Corrida dos Poderes carregou consigo duas campanha: a #TodosPorElas, contra o feminicídio, e a Caixa Encantada, que arrecada brinquedos para doação à crianças de instituições de caridade no Natal.

Já o governador Eduardo Riedel comemora que a segunda edição da Corrida dos Poderes deu muito certo, conforme suas próprias palavras. “Podemos aqui celebrar o servidor e aliar isso à saúde, ao esporte, ao bem-estar, que é o nosso principal objetivo. Bom ver que as pessoas estão participando, cada um no seu ritmo, do seu jeito. Que esse evento motivo todos a continuarem com a prática durante o ano. Continuem, é isso o que traz o bem-estar”, conclui.

Quem também comemora a grande participação do público em geral, mas em especial das crianças e adolescentes, é o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda. “É um orgulho muito grande ver essa corrida ser realizada, e da forma como está sendo organizada. Além de estimular o servidor e agregar a família, a gente começa a plantar a sementinha na vida dessas crianças e adolescentes aqui presente, da importância de ter uma vida ativa”.

Autoridades aprovam

A Corrida dos Poderes é organizada conjuntamente entre Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte e Setesc. Presidente da Assembleia, o deputado estadual Gerson Claro avaliou como positivo o evento e elogiou o espírito ali apresentado, de cuidado com a saúde e de confraternização.

“Não é uma Corrida da Assembleia, é uma Corrida dos Poderes. E é preciso dar destaque especial à dona Mônica [Riedel], para a Katia [Claro, esposa de Gerson] e ao pessoal todo que trabalhou demais para a organização”, agradeceu o parlamentar na solenidade de encerramento.

Representando o TJ, a desembargadora Jaceguara Dantas falou a da importância da corrida e do evento ser também um importante espaço para levantar outras questões, como é o caso das campanhas #TodasPorElas e Caixa Encantada. “O #TodosPorElas combate a todas as formas de discriminação, de violência contra a mulher e que culmina no feminicídio, que é a forma mais grave de violência contra a mulher, que retira a vida de todas as mulheres”, disse a desembargadora.

Já o chefe do MPMS, o procurador-geral Romão Avila Milhan Junior, reforçou que a Corrida dos Poderes busca incentivar à prática de esportes, algo fundamental para todas as idades. “O evento é uma excelente iniciativa não só para o servidor que atua nas instituições organizadoras, mas para toda a sociedade que tem interesse em uma vida mais saudável, que procura uma opção de lazer”.

Autores:
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Karina Lima, Comunicação Setesc
*Colaboraram Alems, TJ e MPMS

Fotos:
Destaque e galeria (1): Saul Schramm/Secom
Interna, galeria (2) e galeria (3): Daniel Reino/Setesc

rolar para o topo
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceito