Exército de Israel afirma ter matado líder do Hamas no sul da Síria

Ahmad Muhammad Fahd era responsável pelas operações do grupo extremista palestino na região

O exército de Israel anunciou a morte de Ahmad Muhammad Fahd, responsável pelas operações do grupo extremista Hamas no sul da Síria. De acordo com a força militar, Fahd estaria planejando um ataque contra as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês).

Forças de Defesa de Israel
Forças de Defesa de Israel (IDF) (Foto: Reprodução/IDF)

O comunicado do Exército destaca que Fahd era um alvo de interesse devido à responsabilidade por ataques terroristas contra tropas israelenses e pelo disparo de projéteis na região das Colinas de Golã. A operação que resultou na morte dele foi realizada com base em informações do serviço secreto, mas o local exato do bombardeio não foi revelado.

Em julho, o chefe do gabinete político do grupo extremista, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã, no Irã, sendo substituído por Yahya Sinwar, responsável pelo planejamento de ataques contra Israel, incluindo os de 7 de outubro do ano passado, que iniciaram conflito entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza.

A escalada de violência e a eliminação de líderes dos grupos extremistas têm levantado preocupações sobre uma possível intensificação do conflito na região, o que representaria uma “guerra total”. O exército de Israel ainda disse continuar trabalhando para “eliminar os terroristas do Hamas” onde quer que estejam.

Neste sábado (28), o governo israelense anunciou a morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Ele foi alvo de ataques ao quartel-general do grupo ocorridos nessa sexta-feira (27), em Beirute, capital do Líbano.

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar