Felipe Neto se torna réu por suposta calúnia e difamação contra a deputada Júlia Zanatta

Influenciador é acusado de associar a parlamentar ao nazismo em postagem nas redes sociais; audiência de conciliação não teve acordo

O influenciador e youtuber Felipe Neto virou réu em uma ação penal por injúria e difamação contra a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). A decisão é da 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, que aceitou a queixa-crime apresentada pela parlamentar.

Felipe Neto e Júlia Zanatta
Felipe Neto e Júlia Zanatta | Reprodução

Segundo o processo, em 13 de junho de 2024, Felipe Neto publicou, em sua conta na rede social X (antigo Twitter), uma postagem insinuando que a deputada fazia apologia ao nazismo ao usar uma coroa de flores na cabeça.

No texto, Felipe Neto afirmou que o acessório é visto por muitas pessoas como símbolo associado ao nazismo, e destacou que Júlia não o usou quando discursou no Parlamento Europeu, por exemplo.

A defesa da deputada alegou que a tiara de flores é uma marca pessoal desde sua campanha eleitoral e acusou Felipe Neto de tentar manchar sua reputação e prejudicar seu mandato parlamentar com a publicação.

Uma audiência de conciliação entre as partes foi realizada no dia 2 de abril, mas terminou sem acordo. O Ministério Público se manifestou favoravelmente à continuidade da ação. Agora, Felipe Neto será citado para apresentar sua defesa por escrito no prazo de dez dias.

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o seu uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar