A primeira mensagem enviada por meio de um antecessor da internet, uma rede chamada Arpanet, completa 55 anos nesta terça-feira (29).
Em 29 de outubro de 1969, o estudante da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) Charley Kline tentou transmitir o texto “login” para o computador do pesquisador da Universidade de Stanford Bill Duval através da primeira conexão da Arpanet, usada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
No entanto, a rede travou após ele pressionar a letra “o”. Desta forma, a palavra completa “login” foi truncada por uma pane no computador, e o destinatário só recebeu duas letras: “lo”, tornando-se a primeira mensagem enviada na Internet.
Cerca de uma hora depois, com a rede se recuperando da falha, o texto completo “login” foi enviado com sucesso. Em 1969, pouquíssimas universidades tinham computadores conectados à Internet: UCLA, Stanford, Universidade da Califórnia, Santa Bárbara e Universidade de Utah.
O sistema Arpanet conectou as instituições que trabalhavam para o Departamento de Defesa no âmbito do programa Arpa (agora Darpa) para novas tecnologias militares.
Dois anos depois, em 1971, o primeiro e-mail foi enviado pelo pesquisador do MIT Ray Tomlinson, enquanto que a World Wide Web como a conhecemos hoje foi imaginada de forma teórica em 1989 pelo cientista da computação britânico Tim Berners-Lee, em Genebra. Já a primeira página web foi publicada em 1991.
Atualmente, pensar na evolução é vertiginoso, tendo em vista que só no WhatsApp, um dos canais possíveis para enviar mensagens agora, são dois bilhões de usuários e 100 bilhões de textos enviados todos os dias.