A Ferrari LaFerrari, lançada em 2013, foi o primeiro carro híbrido da marca italiana. Além desse fato histórico, o esportivo também é raro. Afinal, apenas 499 exemplares foram fabricados no mundo. E o curioso é que o último deles acaba de desembarcar justamente no Brasil.
A unidade 499/499 da Ferrari LaFerrari ostenta a cor Bianco Italia e foi importada de forma independente pela Paíto Motors. O preço do superesportivo, que entrega impressionantes 963 cv de potência, não foi revelado. No entanto, de acordo com apurações o proprietário é de Santa Catarina e pagou pelo menos R$ 35 milhões pelo exemplar.
A última LaFerrari produzida no mundo tem interior em preto. Já o teto e alguns acabamentos são em fibra de carbono opaco exposto. Fora isso, a Ferrari traz uma plaqueta comemorativa com a inscrição “The Final LF”, com alusão justamente a ter sido a última a sair de fábrica de Maranello, na Itália. O número “499/499” ainda aparece na base aplanada do volante.
Última Ferrari LaFerrari produzida no mundo (Fotos: Reprodução/Instagram)
A Ferrari LaFerrari combina um motor V12 naturalmente aspirado a gasolina de 800 cv com outro elétrico de 163 cv. Dessa forma, a potência combinada chega a 963 cv. Já o torque é de 91,7 kgfm. O câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
Com esse conjunto, o esportivo híbrido de duas portas atinge velocidade máxima de 350 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em incríveis 3 segundos. Para chegar aos 200 km/h são necessários apenas 7 segundos, enquanto os 300 km/h são alcançados em 15 segundos.
Em relação às dimensões, a LaFerrari tem 4,70 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,11 m de altura e 2,65 m de distância entre os eixos. O peso é de 1.365 kg. A título de comparação, um Fiat Argo pesa 1.077 kg.
Vale lembrar que essa não é a única Ferrari LaFerrari que está no Brasil. Uma outra unidade, também importada pela Paíto Motors, chegou ao país em 2022. No entanto, o modelo veio com o tradicional vermelho da Ferrari, o Rosso Corsa.
Ainda assim, as duas unidades não ocupam o posto de carro mais caro do Brasil. O topo do ranking fica com uma das 500 unidades do Bugatti Chiron Sport. O superesportivo de 1.500 cv de potência foi comprado por cerca de R$ 50 milhões, com transação intermediada pela mesma importadora.
Apesar de tão exclusiva (e cara), a LaFerrari 499/499 é híbrida. Por isso, o imposto de importação é menor. A partir de julho deste ano, a taxação subiu para 25%. Antes disso, era de apenas 12%. Para carros a combustão, como é o caso do Chiron Sport, a tarifa é de 35% sobre o valor do veículo.